Qual a importância do SEO em um site

Hoje em dia, temos a informação na palma da mão. Qualquer curiosidade pode ser desvendada em alguns segundos com uma pesquisa rápida na internet. Por isso, é muito importante o seu site estar entre os primeiros nos mecanismos de busca. 

Para isso, é utilizado o SEO. Essa é a principal estratégia do marketing digital, e ela permite que um site ganhe autoridade no mercado, receba mais visitantes e aumente as chances de conversão. 

Para o SEO, não é preciso investir em nenhuma plataforma específica, como redes sociais ou outros softwares pagos de otimização de sites. Ele é realizado a partir de ajustes internos, feitos nos próprios sites. 

O trabalho de SEO é fundamental, pois garante que um blog ou site apareça nos primeiros resultados do Google, tanto na busca orgânica quanto no tráfego pago, em dispositivos móveis e computadores e notebooks. 

Assim, a empresa terá sua relevância e receberá maior tráfego do público que deseja atingir, e será encontrada por pessoas realmente interessada nos serviços. 

SEO: o que é e qual seu objetivo?

SEO é uma sigla que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que em tradução livre significa Otimização para Motores de Busca. É um conjunto de técnicas que tem como objetivo garantir as primeiras posições de um site em buscadores como o Google, Yahoo, Bing e outros, otimizando partes do mesmo a fim de valorizar e aumentar sua autoridade e desempenho.  

Se utilizadas corretamente, essas técnicas de SEO vão gerar um bom posicionamento de modo que o site terá um grande volume de visitas orgânicas, através do destaque na primeira página dos resultados de busca. Afinal, são raríssimas as pessoas que passam da primeira página, certo?

Quais são as estratégias de SEO?

Como toda estratégia de marketing, é necessário um planejamento antes. Pense quem você quer atingir com seu site, quais suas metas e objetivos e como você pode chegar lá através do digital. 

Uma estratégia de SEO bem desenhada e levando em consideração todas as regras de ranqueamento e o algoritmo do Google, apenas apresenta resultados a médio e a longo prazo. 

Primeiro, você precisa decidir se quer mais tráfego no seu site, blog ou loja virtual. Feito isso, é preciso traçar um planejamento levando em conta o tamanho do seu negócio, sua presença digital e a experiência do usuário no seu site. 

Existem dois tipos de SEO: 

On Page: São as estratégias utilizadas na página da empresa, de conteúdo e/ ou visual. 

Off Page: Direcionamentos de links para sua página realizados em outros sites da internet, também conhecido como Link Building

As palavras-chave são relevantes no trabalho do SEO?

Sim, as palavras-chave têm muita importância no desenvolvimento deste trabalho, pois são elas que irão gerar tráfego para um determinado site. Essas palavras devem estar relacionadas com o segmento em questão. 

Os títulos, subtítulos e trechos em negrito geram destaque no conteúdo e desta forma são considerados relevantes na hora da busca.

Porém, existem alguns pontos que vão garantir a relevância diante das consultas, que é a referência, a credibilidade e a autoridade. Esses três fatores são importantes, pois o leitor vai considerar se o conteúdo é relevante de fato e assim ganhará cada vez mais força.

Lembre-se que um bom marketing é feito a partir de uma boa estratégia para lhe render bons frutos, por isso, realizar um monitoramento periódico é muito importante. 

Além disso, adicionar novos conteúdos regularmente dará mais valor ao site, assim como acompanhar o desempenho, os seus resultados e a eficácia do trabalho desenvolvido.

Para obter ainda mais sucesso no trabalho de SEO, você pode contratar uma agência especializada em Inbound Marketing, que um dos pilares é a otimização de SEO. 

A Made Marketing é especialista em Inbound Marketing e em otimização de SEO. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre a melhor estratégia para o seu negócio. 

fonte: Mader Marketing